UFPE inaugurou o navio-escola “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV”. Com o objetivo de reforçar as atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências do Mar, a embarcação será utilizada em parceria com outras universidades da Região Nordeste que possuam cursos relacionados a esse campo de estudo.
A cerimônia que contou com a presença dos reitores das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, do presidente do Porto do Recife e de professores e demais membros das duas instituições de ensino. Para o reitor Alfredo Gomes, da UFPE, a embarcação vai permitir uma ruptura paradigmática do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, além de promover uma rede de articulação com outras universidades.
Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco, a embarcação, construída pelo estaleiro cearense Inace, tem 32m de comprimento, calado de 2,7m, capacidade para oito tripulantes e 18 passageiros (alunos e professores), autonomia segura para 15 dias de navegação e está equipada com instrumentos de navegação, segurança e científicos.